Índice
3 passos simples para emitir nota fiscal em seu comércio
Entenda, de uma vez por todas, como emitir nota fiscal em seu comércio sem complicação
Quando se tem um comércio, a emissão de nota fiscal é fundamental para garantir um maior controle sobre suas vendas, maior credibilidade junto aos clientes e para manter a conformidade fiscal.
Afinal, trata-se de uma obrigação acessória de todas as empresas, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI).
Entretanto, mesmo atuando como MEI, a emissão de notas fiscais se apresenta como uma importante ferramenta para o seu negócio.
Desse modo, saber como funciona e como emitir a nota fiscal é fundamental para manter a boa organização do seu negócio.
Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar um guia prático de como emitir esse importante documento em seu comércio.
Confira!
O que é e como funciona a nota fiscal?
A nota fiscal é um documento com validade fiscal que é utilizado para comprovar todas as operações de prestação de serviços, venda de produtos e circulação de mercadorias.
Ela contém os dados dessas operações, como os tributos incidentes, os valores, o tipo de produto ou serviço.
Desse modo, ela funciona como um comprovante das operações comerciais de uma empresa, sendo fundamental para o controle fiscal e financeiro do negócio, bem como de todas as entradas e saídas de mercadorias.
Como emitir nota fiscal em seu comércio?
Passo 1 – Faça o cadastro na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e solicite a autorização para emissão de notas fiscais;
Passo 2 – Obtenha um certificado digital para assinar seus documentos eletrônicos e acessar o sistema de emissão;
Passo 3 – Escolha o software responsável pela emissão das notas fiscais — você pode utilizar o da Sefaz ou utilizar um sistema próprio integrado ao sistema do governo.
Seguindo esses passos, você já pode emitir sua nota fiscal. Entretanto, é importante considerar alguns pontos para garantir a correta emissão desses documentos e evitar problemas com o governo:
- Sempre confira se todos os dados preenchidos estão corretos para evitar erros na emissão de sua nota fiscal. Isso porque, após a nota ser gerada, não será possível realizar alterações, sendo necessário solicitar a sua substituição ou cancelamento;
- Armazene suas notas fiscais por um período de 5 anos. Isso porque, durante esse período, o governo pode realizar fiscalizações e solicitar esses documentos para que sejam comprovadas as suas operações. Por isso, é fundamental realizar o correto armazenamento desses documentos.
Garanta a conformidade fiscal do seu comércio com o suporte da Sercon!
A melhor forma de garantir a correta emissão e gestão de suas notas fiscais para proteger o seu comércio contra possíveis fiscalizações do governo é contar com o suporte de profissionais contábeis.
Conte com a Sercon!
Conosco, você terá especialistas prestando o suporte completo para auxiliar você durante toda a gestão do seu comércio, o que envolve a correta emissão de notas fiscais, análise financeira, planejamento estratégico, registro contábil, análise de sua carga tributária e muito mais.
Afinal, somos uma contabilidade para comércio em Pernambuco!
Portanto, nos envie uma mensagem hoje mesmo para que possamos ajudar você!
MANTENHA O SEU COMÉRCIO ORGANIZADO, SAUDÁVEL, LUCRATIVO E EM PLENA CONFORMIDADE FISCAL !