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Descubra agora como realizar o cadastro no CNES
Entenda o que é, qual a sua importância e como fazer o cadastro no CNES
Como profissional da área da saúde, você precisa cumprir algumas normas, como a realização de uma série de cadastros para que possa atuar em conformidade com os órgãos reguladores.
Um desses importantes cadastros é o CNES. Porém, você sabe o que significa essa sigla? Sabe qual a sua importância e como realizar esse cadastro sem complicações?
No artigo de hoje, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto para que você continue atuando em segurança.
Confira!
O que é o CNES e qual a sua importância?
O CNES significa Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Trata-se de um registro que deve ser realizado pelos estabelecimentos da área da saúde junto ao governo para que possam funcionar legalmente em território nacional.
Os seus objetivos são reunir e organizar todas as informações sobre as empresas de saúde em um só lugar.
Dessa forma, é possível que o Ministério da Saúde identifique os hospitais, clínicas, consultórios e demais estabelecimentos de saúde que existem no país, bem como os leitos disponíveis, os atendimentos que são oferecidos etc.
Assim, é possível que os serviços de saúde sejam melhor gerenciados, assim como passa a ser possível identificar as regiões que precisam de maiores investimentos nesse setor.
Desse modo, temos que o cadastro no CNES, além de ser obrigatório, é de fundamental importância para os estabelecimentos, para o governo e para a própria população.
Quais estabelecimentos devem ser cadastrados no CNES?
Regra geral, todos os estabelecimentos de saúde devem realizar o cadastro no CNES, como estabelecido no artigo 4º da Portaria nº 1.646/2015:
O cadastramento e a manutenção dos dados cadastrais no CNES são obrigatórios para que todo e qualquer estabelecimento de saúde possa funcionar em território nacional, devendo preceder aos licenciamentos necessários ao exercício de suas atividades, bem como às suas renovações.
Dessa maneira, se você tem um estabelecimento de saúde e ainda não tem o cadastro no CNES, continue conosco e veja a seguir como realizar esse cadastro sem complicações.
Como fazer o cadastro no CNES?
A fim de que você realize o cadastro no CNES sem complicações, siga o passo a passo abaixo:
- Dirija-se até a Secretaria Municipal ou Estadual de Saúde e solicite a entrega da documentação que atesta a conformidade legal de seu estabelecimento de saúde;
- Acesse o site do CNES, preencha a documentação solicitada e a entregue ao gestor local;
- Ainda no site, vá ao campo “Serviços”, clique em “Gestores” e preencha os dados solicitados pelo sistema;
- Após o preenchimento dos dados, imprima as fichas geradas pelo sistema e as entregue à vigilância sanitária da sua região em duas vias. Também entregue os demais documentos e as licenças devidas;
- Agora, basta aguardar o número de CNES que será gerado para o seu estabelecimento.
Vale ressaltar que esse processo requer muita atenção, principalmente na hora de reunir e solicitar os documentos devidos.
Desse modo, para evitar erros e complicações durante todo o processo, é fundamental contar com o suporte de uma contabilidade especializada na área da saúde. Nós, da Sercon Gestão Contábil, podemos ajudar você!
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