Ícone do site SERCON

Gestão financeira empresarial: 5 dicas para mudar seu negócio!

Confira Como Fazer Uma Gestão Financeira Empresarial Impecável, Através De Nossas Dicas (1) - SERCON

Melhore sua gestão financeira empresarial em 5 dicas

Confira as dicas mais eficientes para você otimizar sua gestão financeira empresarial

A gestão financeira empresarial é uma das áreas mais importantes e desafiadoras para qualquer empreendedor. Afinal, é ela quem planeja, organiza, controla e monitora os recursos financeiros de sua empresa.

Contudo, muitos empreendedores têm dúvidas de como fazê-la de forma eficiente.

Por isso, neste artigo, mostraremos 5 dicas que irão mudar seu negócio e fazer uma gestão financeira eficiente e estratégica.

Como fazer a gestão financeira empresarial, de forma eficiente?

Veja agora as melhores dicas que vão mudar a sua gestão financeira empresarial: 

1. Separe as finanças pessoais das finanças da empresa

Um dos erros mais comuns e graves, que os empreendedores cometem, é misturar as finanças pessoais e empresariais. Isso pode gerar confusão, descontrole, falta de transparência e até mesmo fraudes.

Por isso, é fundamental separar as contas e estabelecer um pró-labore para o dono do negócio, que deve ser compatível com o mercado e com a realidade da empresa. 

2. Faça um planejamento financeiro detalhado

O planejamento financeiro é a base para uma boa gestão financeira empresarial. Ele consiste em definir os objetivos, metas, estratégias e ações para alcançar os resultados esperados.

O planejamento financeiro deve ser detalhado, realista e flexível, podendo ser revisado e ajustado periodicamente, de acordo com as mudanças internas e externas que afetam o negócio.  

3. Controle e reduza os custos fixos e variáveis

É inegável que os custos são essenciais para a operação de qualquer empresa, porém eles podem ser classificados como fixos e variáveis.

Para fazer uma boa gestão financeira empresarial, é preciso controlar e reduzir os custos fixos e variáveis, buscando aumentar a eficiência e a produtividade da empresa. 

4. Aumente as receitas e a lucratividade

Resumidamente, as receitas são valores que a empresa recebe pela comercialização de suas vendas ou serviços. Já a lucratividade, é a relação entre o lucro e a receita.

Para fazer uma boa gestão financeira empresarial, é preciso aumentar as receitas e a lucratividade, buscando ampliar o mercado e a competitividade da empresa. 

Para isso, conheça seu público-alvo, ofereça produtos e serviços de qualidade, além de investir no marketing para divulgá-los.

5. Utilize a tecnologia ao seu favor

Por fim, para facilitar e agilizar a sua gestão financeira empresarial, você pode utilizar ferramentas e softwares. Desse modo, você tem o auxílio necessário e eficiente nas tarefas e processos financeiros.

Através das ferramentas, você consegue registrar e organizar as informações financeiras da empresa, gerar relatórios que facilitam na tomada de decisão e acessar as informações de forma remota e segura.

Existem diversas opções de ferramentas e softwares de gestão financeira empresarial no mercado, que podem ser gratuitas ou pagas. O importante é escolher a que melhor se adapta às necessidades e ao porte da empresa.

Confira também:

Conte com a Sercon para ter uma boa gestão financeira empresarial!

Seguir as dicas desse artigo, irá ajudar você na hora de gerir as finanças da sua empresa. Contudo, se você precisa de ajuda, conte com a gente.

A Sercon Gestão Contábil tem a expertise e os especialistas necessários para te ajudar nessa tarefa. Então, não perca tempo e nos contate, para receber a ajuda que merece!

DESCOMPLIQUE A SUA GESTÃO FINANCEIRA IMEDIATAMENTE!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile