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Gestão de LMC em postos de combustíveis: como controlar custos e aumentar lucros
Descubra como o Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC) pode ajudar no controle de custos de seu posto de gasolina
É muito comum que dúvidas sobre o LMC sejam recorrentes entre os empreendedores do setor ou proprietários de postos de combustíveis.
E para ajudar vocês a entenderem melhor sobre a gestão desse documento e esclarecer dúvidas, trouxemos um material repleto de informações relevantes.
Neste material, você encontrará respostas claras e diretas para todas as suas perguntas.
Além de garantir suporte necessário para manter o Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC) do seu posto em dia.
Acompanhe!
O que é o Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC)?
O LMC ou Livro de Movimentação de Combustíveis, é um documento obrigatório para postos de gasolina. Nele deve conter todas as movimentações (entradas e saídas) de combustível realizada diariamente.
Seu preenchimento é previsto pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), organização responsável pela fiscalização de postos de gasolina.
Todos os estabelecimentos que atuam nessa área estão sujeitos ao preenchimento desse documento, o que o torna de extrema importância.
Além disso, o LMC também pode ser utilizado para efetuação de cálculos de apuração de impostos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
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Como o LMC pode controlar os custos da sua empresa?
O uso do LMC, de forma eficiente, obtém informações precisas sobre o volume de combustível adquirido, bem como o consumo interno, as vendas realizadas e as perdas ocorridas.
Essas informações permitem uma análise cautelosa dos custos envolvidos no processo da empresa.
Com base nessas referências, os gestores podem identificar gargalos, desperdícios e possíveis desvios, permitindo que medidas sejam tomadas.
Além disso, o controle adequado do LMC possibilita a comparação entre os preços de compra e venda, auxiliando na negociação com fornecedores e na definição de estratégias de precificação.
Dessa forma, o LMC se torna uma ferramenta valiosa para o controle de custos.
Assim, é possível que os empreendedores identifiquem oportunidades de redução de despesas, otimizem seus processos internos e aumentem a lucratividade de seus negócios no setor de postos de combustíveis.
Quais informações devem ter no LMC de um posto de gasolina?
O preenchimento correto do LMC deve conter algumas informações precisas.
Mas antes de mostrarmos quais são elas, é importante ressaltar que a conferência dos encerrantes de bomba deve ser diária, e que é sempre essencial comparar as informações registradas com as dos encerrantes impressos.
Com isso, você pode iniciar o preenchimento sem que haja problemas ou confusões. É preciso selecionar informações como:
- Lista de produtos (combustíveis);
- Estoque da abertura dos tanques no dia;
- Identificação dos tanques (numeração);
- Valor dos volumes dos tanques no dia;
- Informações das Notas Fiscais do recebimento diário (data e numeração);
- Valor do volume no fim do dia;
- Valor do volume registrado no início do dia;
- Conferências feitas durante o dia;
- Valor das vendas realizadas no dia;
- Valor total das vendas realizadas no mês.
Garantindo controle de custos com a LMC!
Para garantir um controle de custos eficiente mediante a LMC de seu posto, é essencial contar com apoio de uma contabilidade, como a Sercon.
Com a Sercon, você conquistará auxílio na gestão da sua organização, e evitará multas e penalidades.
Além disso, ao contar com os serviços contábeis especializados, você terá um suporte eficiente para lidar com as demandas específicas do setor de postos de gasolina.
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