Obrigações acessórias para profissionais de saúde: O que são? Quais precisam ser cumpridas?

Obrigações acessórias

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Entenda tudo sobre obrigações acessórias para profissionais de saúde! O que são e quais cumprir?

Descubra em nosso novo artigo quais são as obrigações acessórias que precisam ser cumpridas para estar em dia com o fisco na área da saúde

Para quem atua na área da saúde, muitas são as obrigações que devem ser cumpridas. Desde licenciamentos para atuar, até o pagamento e comprovação do pagamento de impostos, todas as rotinas fiscais devem ser seguidas para manter a conformidade com as leis.

Nesse viés, podemos destacar as obrigações acessórias, essas que diferem das obrigações principais (pagamento de impostos), pois dizem respeito a declarações que devem ser apresentadas às autoridades fiscais apropriadas, incluindo municipais, estaduais ou federais. 

É crucial compreender essas obrigações e quais devem ser apresentadas para manter a conformidade legal.

Portanto, se você deseja saber tudo que precisa considerar sobre obrigações acessórias na área da saúde, confira esse artigo até o fim.

Saiba o que são as obrigações acessórias

As obrigações acessórias são declarações que devem ser apresentadas de forma mensal, trimestral ou anualmente ao Governo Federal, Estadual ou Municipal.

O objetivo dessas declarações é fornecer informações solicitadas pelo Governo, tais como receita efetiva, impostos calculados e detalhes relacionados à parte trabalhista, incluindo informações sobre movimentação da folha de pagamento e encargos gerados sobre salários pagos, entre outras operações.

Quais são as obrigações acessórias da área da saúde?

As obrigações acessórias sofrem mudanças conforme o regime tributário e como muitas são específicas de alguns tipos de atividades, a exemplo os médicos, diante disso, é importante ter auxílio especializado para determinar adequadamente as suas obrigações e prazos de cada obrigação.

No geral, as obrigações que devem ser cumpridas na área da saúde são:

  • SPED/ECF – Escrituração Fiscal Digital;
  • SPED/CONTÁBIL – Escrituração Contábil Digital;
  • Sefip – Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social.
  • GFIP – Guia de Recolhimento de FGTS e de Informações à Previdência Social;
  • Dirf – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • Rais – Relação Anual de Informações Sociais.
  • DMS ou DMSE – Declarações Relativas aos Tributos Municipais;
  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • DMED – A Declaração de Serviços Médicos (é um documento anual que os profissionais de saúde devem apresentar). 

Qual o impacto do não cumprimento das obrigações acessórias

As obrigações acessórias servem como um dever administrativo de fornecer às agências de inspeção a prova do pagamento das principais obrigações primárias. 

Deve-se observar que mesmo que não seja obrigatório o pagamento de alguma obrigação principal, ainda é necessário cumprir a exigência de apresentar obrigações acessórias. 

O não cumprimento destas obrigações pode levar a graves consequências, incluindo multas e penalidades.

O cumprimento destas obrigações, é portanto vital para que os profissionais e organizações da saúde possam manter uma boa reputação junto aos três níveis de governo.

A importância do apoio contábil na área da saúde

A contratação de uma empresa de contabilidade especializada na indústria da saúde pode oferecer uma infinidade de benefícios, um dos quais inclui um desempenho confiável e seguro diante das leis e regulamentações.

O suporte especializado garante a competência nas rotinas de contabilidade, acompanhamento das exigências fiscais e legislação específica para o setor de saúde, garantindo o cumprimento das normas legais e reduzindo o risco de questões legais.

Esse apoio garante assim maior conformidade legal, diante do cálculo e pagamento correto dos impostos devidos e a elaboração e entrega das obrigações acessórias, dentro do prazo e seguindo normas específicas de cada tipo de declaração.

Conte com apoio de especialistas! Tenha o respaldo da SERCON Gestão Contábil 

A SERCON Gestão Contábil é uma empresa que oferece todas as soluções em Contabilidade Geral Fornecemos apoio especializado para o atendimento contábil adequado na Área da Saúde.

Contamos com uma equipe de especialistas preparados para orientar e auxiliar na elaboração de documentos fiscais, além de prestar todo o apoio necessário para a adequada gestão das obrigações acessórias.

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Atualizado em março de 2023

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